05:38

PENSAMENTO LATERAL - PART 1/3

A Necessidade do Pensamento Criativo

1.1 INFORMAÇÃO E CRIATIVIDADE

"Se você quiser tomar um avião de Nova York para Londres, será melhor que verifique os horários ou peça ao seu agente de viagens que o faça para você. Se quiser tratar uma infecção com um antibiótico, você precisará saber o que está causando a infecção e também verificar quais antibióticos terão efeito. PENSAR e SUPOR não substituem as INFORMAÇÕES."

É fato assumirmos que, à medida em que obtemos cada vez mais informações e nos aproximamos do estado de conhecimento perfeito, a necessidade de pensar vai se reduzindo. Mas o que sucede é exatamente o contrário: a necessidade de pensar fica cada vez maior, porque precisamos extrair sentido das informações.

SE PRECISAMOS PENSAR, CERTAMENTE É DE FORMA 'ANALÍTICA', ENQUANTO PROCURAMOS EXTRAIR SENTIDO DAS INFORMAÇÕES. ONDE ENTRA A CRIATIVIDADE?


A maioria das pessoas acreditam que se você analisar dados, isso lhe dará novas ideias. Infelizmente, essa crença está totalmente errada. A mente só pode ver aquilo que está preparada para ver. A análise de dados irá capacitar o analista a selecionar de seu repertório de antigas ideias, uma que se encaixe na situação. Mas ela não irá produzir novas ideias. Se quiser uma ideia realmente nova, precisará iniciá-la em sua mente, com criatividade, e então verificá-la em relação aos dados.

EXPLICAÇÃO

"Surge um problema com o sistema de computador e o analista procura descobrir o que saiu errado. As vendas de hambúrgueres estão em queda - qual é a explicação? Existe um problema sério de pessoal a respeito da demissão de supervisor, o que está faltando? Existem muitas situações nas quais precisamos compreender o que está acontecendo para tomar as providências adequadas. Buscamos informações e indícios e depois formulados uma hipótese."

Uma hipótese deve abrir possibilidades, mas com frequência ela as fecha. Um gerente de marketing com uma hipótese sobre a causa da queda das vendas de hambúrgueres normalmente não está inclinado a explorar mais o assunto. Não importa o quanto irracionais elas possam ser, é preciso manter várias hipóteses para se ver os dados de maneira diferentes. A criatividade é necessária para gerar essas hipóteses alternativas e paralelas. É preciso especular, fazer suposições e criar hipóteses.

2.1 PERCEPÇÕES ERRÔNEAS A RESPEITO DA CRIATIVIDADE

  • Criatividade é um talento natural e não pode ser ensinada.
  • A criatividade vem dos rebeldes.
  • Arte, Artista e Criatividade.
  • Intuição.
  • O sucesso do Brainstorming.
  • Processo em grupo ou individual.
  • Inteligência e criatividade.

Existem níveis muito úteis de capacidade matemática, de tocar piano ou violino ou jogar tênis, mesmo que não cheguem à categoria de gênio. Agora, imagine uma fila de pessoas alinhadas para disputar uma corrida: é dado o sinal de partida, alguém chega em primeiro e alguém chega em último. O desempenho depende da capacidade natural de correr. Agora suponha que alguém invente o skate e dê a todos os corredores algum treinamento. A corrida disputada novamente oportuniza a todos correrem mais depressa. MAS, alguém ainda chegará em primeiro e alguém ainda chegará em último.

"O fato de algumas pessoas serem naturalmente criativas não significa que elas não possam ser ainda mais criativas com algum treinamento e algumas técnicas. Nem quer dizer que outras pessoas nunca possam se tornar criativas. Se proporcionarmos treinamento, estruturas e técnicas sistemáticas, poderemos elevar o nível geral de capacidade criativa. Algumas pessoas ainda serão muito melhores que as outras, mas todas poderão adquirir alguma habilidade criativa. NÃO HÁ CONTRADIÇÃO NENHUMA ENTRE 'TALENTO' E 'TREINAMENTO'."


É natural que a criatividade terá que vir dos rebeldes. Os conformistas estão ocupados aprendendo, jogando e se adaptando aos jogos apropriados. Assim, cabe aos rebeldes desafiar os conceitos existentes e fazer as coisas de formas diferentes. Os rebeldes tem coragem, energia e pontos de vista diferentes. Esta é a visão TRADICIONAL da criatividade. Na escola, as crianças mais inteligentes parecem ser conformistas. Elas aprendem em pouco tempo o 'jogo': como agradar o professor, ou como assegurar uma vida tranquila fazendo aquilo que realmente lhes interessa. 

"Uma vez que comecemos a compreender a natureza da criatividade (ou Pensamento Lateral), podemos começar a estabelecer o 'jogo' e suas etapas. Tão logo a sociedade decida que esse jogo vale a pena ser jogado e deve ser recompensado, então os 'conformistas' também irão decidir que também querem jogá-lo. Assim os conformistas aprendem o JOGO DA CRIATIVIDADE. Como são peritos em aprender jogos e jogá-los, eles em pouco tempo se tornam mais criativos que os rebeldes, que atingem a criatividade lutando contra as ideias predominantes e indo contra as estruturas vigentes. 


ARTE, ARTISTA E CRIATIVIDADE

O erro de percepção consiste na noção de que criatividade tem a ver com arte e portanto os artistas são as pessoas mais indicadas para lidar com o ensino de criatividade e o outro erro é que existe a noção de que, através de uma espécie de osmose, as atitudes do artista passarão ao estudantes que com isso se tornarão criativos. O uso da palavra 'criativo' não está relacionado que todos os artistas são criativos. Na verdade, muitos artistas ficam presos a um estilo porque é isso que o mundo se acostuma a esperar deles. 

"O corredor de fórmula 1 não é o melhor projetista de carros de corrida, nem o melhor instrutor de direção. Existem alguns artistas que são criativos e também bons professores de criatividade. Os artistas podem ser inovadores e originais e, ao mesmo tempo, muito rígidos. Nem sempre eles tem a flexibilidade que é parte do pensamento criativo. A confusão entre criatividade e arte é um problema de linguagem que pode causar danos consideráveis."




INTUIÇÃO

A palavra 'intuição' na língua inglesa tem dois significados separados:
  1. Discernimento, como visão súbita de alguma coisa de uma nova maneira. Semelhante ao fenômeno do humor, este aspecto é um modelo para o Pensamento Lateral. Para este significado de 'intuição', a finalidade das técnicas criativas específicas é precisamente de nos ajudar a chegar a este ponto de discernimento.
  2. Sentimento gerado a partir da experiência e de considerações, não são expressos e no caso de considerações correntes, introduzimos fatores e a seguir permitirmos que a 'intuição' trabalhe neles para produzir um resultado. Dormir sobre um problema é um exemplo muito citado deste trabalho inconsciente da 'intuição'.
"O ponto mais importante é o nível prático. Creio que a intuição tem um papel importante nos estágios finais dos processos sistemáticos de Pensamento Lateral. Acredito que, de tempos em tempos, a intuição pode fazer uma contribuição valiosa, à parte de quaisquer técnicas criativas deliberadas. Penso, porém, que devemos tratar essas contribuições da intuição como um 'Bônus'."

Uma das técnicas legítimas de pensamento criativo é a provocação. Existe a necessidade de se instituir uma provocação que não existe na experiência e talvez nunca possa existir. A finalidade disto é de nos tirar do padrão perceptivo normal e colocar nossas mentes em posição instável, a partir da qual podemos nos 'mover' para uma nova ideia. 

O SUCESSO DO BRAINSTORMING

O processo tradicional da metralhadora dá a impressão de que a criatividade deliberada consiste em colocar para fora uma torrente de ideias loucas, na esperança de que uma delas atinja um algo útil. É possível que no mundo da propaganda, para o qual foi concebido o brainstorming, essas rajadas de ideias podem ser úteis, visto que o objetivo é a novidade. 
O interesse deste processo para o Pensamento Lateral é ao contrário de uma abordagem de metralhadora, esta é mais como deixar de entrar em seu restaurante usual numa rua cheia de restaurantes tornando assim mais fácil a exploração de novas alternativas.

"Existem novas ideias à espera de serem usadas, desde que escapemos da sequencia padrão usual estabelecida para nós pela experiência. Há uma possibilidade razoável de que tais ideias existam e uma probabilidade razoável de encontrá-las se escaparmos de nosso modo usual de pensar."

PROCESSO EM GRUPO OU INDIVIDUAL

No brainstorming tradicional desenvolveu-se a noção de que este precisa ser um processo em grupo. A ideia é que as observações das outras pessoas atuam para estimular suas próprias ideias, numa especie de reação em cadeia. Portanto o elemento grupo é uma parte essencial do processo.
Para o pensamento criativo lateral as técnicas podem ser usadas por um indivíduo, sem a necessidade do grupo. As técnicas formais de provocação permitem que uma pessoas crie ideias provocativas e estimulantes para si mesmo. Não é preciso depender de outras pessoas para prover o estímulo. É claro que uma vez nascida a ideia, um grupo pode ser melhor para desenvolvê-la e levá-la para mais direções do que seu autor.

"Em minha experiência, indivíduos trabalhando sozinhos produzem muito mais ideias - e muito mais amplas - do que quando trabalham com outras pessoas. No grupo você precisa ouvir os outros e perde tempo repetindo suas próprias ideias para que elas recebam atenção suficiente. Com frequência o grupo toma uma direção em conjunto, ao passo que os indivíduos sozinhos podem seguir direções individuais."


INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE

A pergunta prática é se é preciso ser superesperto para ser criativo e se a superesperteza pode dificultar a criatividade de uma pessoa.

A INTELIGÊNCIA é o potencial da mente. Ela pode ser determinada por certas enzimas cinéticas, as quais permitem reações mentais mais rápidas equivalente à potência de um carro. Entretanto, o desempenho do carro depende da habilidade do motorista. Pode haver um carro potente mal dirigido e um carro fraco bem dirigido. Da mesma forma, uma pessoa 'inteligente' pode ser má pensadora se não adquiriu as habilidades de pensar. Uma pessoa menos inteligente pode pensar melhor.

"As pessoas de alto QI costumam ser encorajadas a não fazer especulações ou suposições, nem a propor ideias frívolas. Este tipo de treinamento pode afetar seriamente o resultado de qualquer comparação e assim uma pessoa menos inteligente pode marcar um ponto pela ideia adicional. MUITAS COISAS DEPENDEM DE HÁBITOS, TREINAMENTO E EXPECTATIVAS."