12:06

PENSAMENTO LATERAL - O QUE É?

CRIATIVIDADE LEVADA A SÉRIO
através do pensamento lateral


clique no ícone acima

Ao longo dos anos as empresas se envolveram em três grandes jogos:
  • Reestruturação - que inclui aquisições, fusões, compras com alavancagem financeira, separações e assim por diante. Crescimento e lucratividade além de novas estruturas empresariais.
  • Corte de custos - reduzir custos para o balanço ficar melhor. Por poder ver alvos e medir resultados, é facilmente inteligível. Os lucros aumentam, mas chega no limite que acabou a gordura e novos cortes removem músculos.
  • Qualidade - ou do atendimento ao cliente. Grande necessidade de pensamento criativo, pois mesmos as economias japonesa e alemã que colocaram ênfase em qualidade e excelência, estão demonstrando interesse pela criatividade. Criatividade não pertence somente à arte.
"Toda ideia criativa valiosa sempre precisa ser lógica depois de gerada. Se isso não acontecer, ela será simplesmente uma ideia maluca."


Este livro foi escrito para três categorias de leitor:
  1. Aqueles que sentem que a criatividade será cada vez mais importante e querem saber o que pode ser feito a esse respeito.
  2. Aqueles que  sempre se consideraram criativos e querem ampliar suas habilidades criativas.
  3. Aqueles que não veem necessidade de criatividade.
"Uma das finalidades principais do uso do pensamento criativo é encontrar melhores maneiras de se fazer as coisas. Criatividade também significa discernimento e novas percepções que fazem sentido imediatamente."

Há três abordagens amplas ao Pensamento Lateral:
  • Desafio Criativo:  simplesmente se recusa a aceitar que a maneira corrente seja necessariamente a melhor. É expresso através de um Por que fazemos as coisas desta maneira? ou Por que aquela maneira tem de ser a única?.
Exemplo: Por que os pratos são redondos? Porque antigamente eram feitos numa roda de oleiro e esta produz produz objetos redondos. E por que as pessoas se acostumaram aos pratos redondos? Porque é muito mais fácil colocá-los sobre a mesa, uma vez que o lado não faz diferença. As explicações reais podem ser úteis, mas não são essenciais. Mesmo que não haja explicação, devemos buscar outras maneiras de fazer coisas.
  • Alternativas: não esperar a necessidade ou a deficiência para buscar alternativas para a resolução de problemas e dificuldades. Quando encontradas outras maneiras são comparadas com a existente, caso não apresentar nenhuma vantagem, não são usadas.
Exemplo: Certa vez foi sugerido para a empresa entrar em determinado campo. Cada etapa foi discutida, até a conclusão de que todas eram viáveis e sensatas. Não havia necessidade de buscar alternativas. Alguns anos mais tarde, a empresa precisou abandonar o campo, perdendo muito dinheiro no processo. Não se pensou em maneiras alternativas para entrar no campo.
  • Provocação e Hipóteses: tanto a provocação como a hipótese tem tudo a ver com experimentos que construímos na mente e usamos para melhorar nosso pensamento a respeito de uma situação. Trazem algo que não existe. A definição é simples: pode não haver uma razão, ou seja, é um contraste com nossos hábitos normas de pensar.
Exemplo: Em uma empresa surgiu a discussão a respeito de como trabalhar com um novo produto. Um gerente introduziu uma provocação 'vendemos o produto aos nossos concorrentes'. Essa provocação conduziu a uma mudança na maneira normal de se trabalhar com o produto e a uma grande redução no tempo de desenvolvimento. 

"A palavra 'criatividade' abrange uma ampla gama de habilidades diferentes necessárias à mudança de conceitos e percepções. O fato de compreender a lógica da criatividade não torna ninguém mais criativo, mas torna as pessoas conscientes da necessidade da criatividade" 


O livro está dividido em três partes:
Parte I = A necessidade do pensamento criativo
Preciso de uma nova ideia, o que devo fazer?
- Posso pesquisar e tentar desenvolver logicamente uma nova ideia.
- Posso emprestar ou roubar uma ideia usada por outra pessoa.
- Posso me sentar e ficar esperando por uma inspiração.
- Posso pedir a uma pessoa criativa que produza uma ideia para mim.
- Posso convocar rapidamente um grupo de brainstorming.

Parte II = Ferramentas e técnicas do Pensamento Lateral
- Como você consegue tempo para o pensamento criativo?
- Como pede a alguém que faça um esforço criativo?
- Como impede que alguém seja persistentemente negativo?
- Como encoraja as pessoas a ver os benefícios de uma ideia?
- Como expressa sua intuição e sua percepção instintiva em uma reunião séria?

Parte III = Aplicações do Pensamento Criativo
- Saber a diferença entre criatividade cotidiana e criatividade específica.
- Disponibilizar uma pessoa responsável pelo esforço criativo dentro da empresa.
- Treinar as técnicas criativas de acordo com algumas estruturas específicas.
- Adaptar as técnicas do Pensamento Lateral a determinadas situações. 


"Não há nada mais maravilhoso do que pensar em uma nova ideia;
Não há nada mais magnífico do que ver uma nova ideia dar certo;
Não há nada mais útil do que uma nova ideia que serve aos seus propósitos."